QUEM VEM COMIGO

sábado, 24 de outubro de 2009

CANÇÃO DA MENINA TRISTE

 ARTE DIGITAL : FATIMA QUEIROZ
.
Era só uma menina
tinha a pele delicada
[tão linda tão linda]
um rosto
bem posto
sem choro
ou desgosto
sem bem e sem mal

a menina tinha um olho
de uma cor especial
era um olho tão bonito
era um olho abissal
[era verde era verde]
como o prado e o quintal

era um olho de menina
enfeitado de cristal

O cabelo da menina
era a luz do sol nascente
[era belo era belo]
amarelo e obediente

aceitava o pente fino
aceitava o pente quente
aceitava qualquer pente

A menina era tão clara
como a lua já no meio
do céu lindo
do céu pronto
das estrelas de permeio

era só a cor de leite
misturada com azeite
escorreguenta e manhosa
branda como a branca
rosa


A menina se encantou
pelo principe da esquina
e fugiu no seu cavalo
como fogem as meninas
que esta era a sua sina
[e este foi o seu mal feito]

Hoje ela só desencanta
corre pra longe da dança
do trabalho, corredeira,
fraldas, filhos, mamadeira

E a menina tão princesa
virou mãe
tão pequenina
que ninguém sabe
entre todos
quem é filho,
quem é sina,
quem é menino ou menina

Nunca mais a brincadeira,
o olho da cor do mar
o sal grudado no corpo

só susto do despertar
e ver que agora é a sério
acabou a brincadeira

e a menina tão bonita
ficou velha
de idade
ficou triste
de maldade
de repente

ficou feia
para sempre!

(Elza Fraga)

9 comentários:

  1. Oi, Elza!
    obgda pelas palavras generosas. O dia foi seu, mas o presente foi meu.
    E se seu blog estourar o tráfego, já vou confessar a minha culpa: tenho passado madrugadas aqui... e ainda trago acompanhantes. ;)

    Sou sua fã, moça poeta!

    Beijo carinhoso

    ResponderExcluir
  2. Minha lindaaaaa e sereníssima, rsrs, faça do meu blog o seu blog.

    Entre, se sente, tome um cafezinho, sinta-se completamente em casa.
    A sua presença por aqui só me envaidece!

    Bitokitas, brigadim pelo carinho de sempre e pelo comentário na minha canção da menina triste, este é cantado pra contação de histórias.

    Luz! ;)

    ResponderExcluir
  3. Querida Elza, este seu post me lembrou de tantas meninas que se perdem com seus príncipes, que depois fogem em seus cavalos brancos, procurando a outras princesas e deixando para trás todos os sonhos destas meninas-mães.
    Bjs, abs

    ResponderExcluir
  4. Oi, Older, faz parte da vida.
    Quando o sonho vai ficando só sonhado vai nos embalando, quando vira realidade muda de ilusão pra delírio ou visagem.
    Melhor sonhar eterno que acordar...

    ResponderExcluir
  5. A menina precisa crescer e envelhecer, mas feia acho que não poruqe lá dentro existe um coração, paz.

    ResponderExcluir
  6. Lindo poema, adoro voltar a fase de criança, mesmo que seja em versos. Sigo seus passos. BJS

    ResponderExcluir
  7. que saudade! que delícia ter ler novamente.
    quedê vc, mulé? sumiu no cerrado.
    parabéns pelo poema. que ritmo, que gingado, à la cecília.

    ResponderExcluir
  8. Ao longo da vida muitos fatos acontecem; este foi um deles...

    Beijos
    Jorge

    ResponderExcluir

Um doce pelo seu pensamento